Lembro daquele dia do primeiro Tameshiwari. Sentando aqui escrevendo sobre isso, lembro de como aquilo foi imprevisto e de como tudo deu certo.
Muitas vezes, não existe ensaio. A realidade é que dentro do Karate-Do, não existe ensaio. Existe treino, existe aperfeiçoamento técnico, físico, mas nunca vai existir treino capaz de reproduzir, situações onde essas técnicas serão exigidas, não só técnicas, mas situações onde você será exigido no auge da sua sinceridade.
Quando as situações te pegam de surpresa, não há nada que possa ser feito, a não ser, ser sincero. E o resultado, o rumo, o caminho para o desfecho destas situações sempre vai depender de quão em dia está a sua sinceridade. Tameshi é sobre sinceridade.
Tive medo de falhar, pois nunca havia feito qualquer coisa parecida com aquilo. Porém com o tempo, aprende-se que a coragem mora no domínio do medo e não na ausência deste, essa é a grande virtude da coragem. Meu irmão sabia, que eu não falharia, que eu podia quebrar aquelas madeiras. Naquele momento, nem eu podia afirmar com certeza se isso era possível, mas os olhos de quem ensina sabem. A árvore sempre sabe onde exatamente caem os seus frutos.
Cada vez mais, com o passar dos anos o caminho fica estreito. Os muitos que iniciaram já não se fazem presentes, você segue encarando as situações imprevisíveis que aparecem, sempre levando consigo a sinceridade para seguir adiante. Talvez sejam poucas as madeiras à serem quebradas, mas são muitos os Tameshis pela frente.
Praticar a sinceridade, para que esta sempre guie os passos nos momentos difíceis. Ser sincero, é a maior recompensa do caminho.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Desafios sinceros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário