Uma das coisas que admiro no Japão é a capacidade que as pessoas tem em assimilar e conviver com o que há de mais tradicional com o super moderno em perfeita harmonia e sem conflitos. Nos treinamentos em nosso Dojo era exatamente desta forma que os Senseis conduziam os ensinamentos. A tradição se mostrava presente em tudo que fazíamos, etiqueta, cerimonial, hierarquia, formas de treinamento, etc. Porém, éramos estimulados a competir, e com isso, aprendíamos as regras da competição e as características "modernas" do Karate-do.
Na competição tínhamos a chance de colocar alguns fatores em prática e nos colocar também em teste, a principio contra os adversários, depois contra nós mesmos.
Com este ensinamento, pude aprender a não ser "radical" e aproveitar o que há de melhor tanto dos treinamentos tradicionais e também da competição.
Como este pensamento no nosso Dojo era praticado por todos, o Horácio também fazia parte disso, por isso quando ele se formou faixa preta, já era parte da equipe que representava o Honbu Dojo em várias competições.
O treinamento sempre foi muito intenso, muito detalhista e perfeccionista. Pensando assim não é difícil de imaginar que na competição seria fácil de se destacar, certo? No caso do Japão, não. Porque todos os Dojos também pensam assim. Então em uma categoria onde haviam cerca de cem competidores, dava para se afirmar com certeza que, pelo menos 50% eram fortes candidatos ao título de Campeão, era portanto, uma competição muito acirrada.
Aprendemos sempre com nossas derrotas e este ensinamento de saber perder é muito importante. Mas, por outro lado, é necessário também saber "ganhar", pois ganhar uma vez pode ser difícil, mas se manter, pode ser ainda mais. A competição pode ser que tenha uma data de validade, mas quem pratica como Budoka sabe que o karate tem que ser para a vida toda, por isso os ensinamentos do Hanshi Konomoto são para mim um verdadeiro tesouro.
O Horácio estava aprendendo a se tornar um Budoka e com grande mérito iniciando sua carreira de atleta e de suas conquistas......
Horácio Saito - Campeão Estadual Shobukan Aichi-ken
0 comentários:
Postar um comentário