Novembro de 1992. A faixa ainda era a branca e a experiência ainda era pouca. Um Kata aprendido e um pequeno desafio, competir pela primeira vez.
Com a proximidade do campeonato, a única coisa no treino que foi modificada, adaptada do tradicional para a competição, foi a orientação dada pelo sensei Nagatani de como entrar na área de competição (Koto).
Havia uma categoria só para fixas brancas e ali morava o meu primeiro desafio dentro das competições.
No Japão, é muito comum por se tratar do berço do Karate e da própria cultura local que prega muita disciplina, ver nos campeonatos infantis um padrão exatamente igual de modelo de apresentação para campeonato. E era exatamente aí onde o treino se tornava digamos assim específico. Na verdade não sei ao certo se dá para chamar de específico, pois tirando o treino dessa parte padrão de entrada e saída do Koto, era o nosso bom e velho treino tradicional.
É claro que nesta experiência, havia muito mais o fator "experimentar" do que de fato o fator "tenho que vencer" e a lembrança mais bacana que tenho disso, é o fato de ter feito exatamente o meu melhor naquela época.
A raíz é muito importante para o que vem adiante. E ali, naquele primeiro ano, naquela primeira experiência eu pude aprender a esseência daquilo que que carrego até hoje de mais valioso. Dar o melhor de si.
Não existe Otagai dentro do Karate-Do se você não compreender, não possuir sua raíz firme, ligada exatamente nesta lição. Otagai em um caminho como o nosso, quer dizer exatamente que caminhamos todos juntos, cada um fazendo o seu melhor. Não é carregar todos nas costas, não é contar histórias de ontem sentado em um banco. Otagai aqui, está ligado diretamente ao que signica Karate-DO.
Em dias em que você pode achar o "significado" de coisas como o Dojo-Kun ou até mesmo da palavra Karate-Do no google, nada vale o excesso de informação se três palavras (entrre outras esenciais) não existirem no suor do seu Karate-Gi: Michi, Otagai, Kokoro. E vale frisar que eu disse SUOR do deu Karate-Gi.
Ao longo destes anos, eu e meu irmão dividimos muitas coisas. Entre elas alegrias, tristezas, realizações e decepções. Não existe meio de ser imbatível ou ser sempre um derrotado, ganhar e perder faz parte da jornada. Existe sim trabalho. O que é certo dizer, é que caminhamos juntos sempre.
Otagai. Um sonho nosso em Otagai.
E sinceramente depois de tantos anos aqui, quer saber? Nós queremos mais!
これからもお互い頑張ります。
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Otagai
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário