segunda-feira, 4 de abril de 2011

Kyodai



Desde o primeiro dia de treino de karate do Horácio, podemos dizer que nossos laços de companheirismo se tornaram ainda mais fortes. Fazíamos praticamente tudo juntos, os treinos do Dojo, os treinos no parque, jogar videogame, passeios, enfim, éramos podemos dizer, "kyodais" de verdade. Porque não existia ali nenhum sentimento de obrigação, era na verdade uma ligação muito forte. Os exemplos dados dos nossos Senseis Konomoto e Nagatani só reforçavam este sentimento. O pensamento sempre voltado ao bem estar de todos e não apenas na própria pessoa. Ainda bem que tivemos bons exemplos que nos fizeram entender (em algumas vezes de forma bem rígida...rsrsr) os preceitos de percorrer o caminho de forma sincera e verdadeira.
Em 1992 não tínhamos idéia que um dia nos tornaríamos a dupla Campeã Brasileira, Sul-Americana e Terceiros do Mundo em Bunkai-kumite-kata, mas uma coisa já sabíamos, treinávamos com o coração. O treino era duro, nossos Senseis cobravam de nós o máximo e eu cobrava do Horácio ainda mais. E tudo isso por uma razão muito simples, eles queriam que aprendêssemos de verdade. E assim, eu queria que meu irmão fosse não apenas bom, mas o melhor.
A cada dia nos tornávamos mais companheiros, compartilhávamos dos mesmos treinos, dos mesmos sacrifícios, das dores parecidas, do mesmo sentimento.... nos tornávamos mais amigos e o sentimento de "kyodai" se tornava mais forte.
Este sentimento de kyodai hoje é muito importante, pois continuamos trilhando o Caminho, consciente de que o percurso ainda é longo..... mas não sózinho!

0 comentários: