segunda-feira, 11 de abril de 2011

Simples


Nossos treinamentos em meados de 1992 no Shizuoka Goju-kan Honbu Dojo tinham aquele ar de descontração e não de obrigação. Viajávamos cerca de 2h30 até chegar ao Dojo, entre ônibus e trem, mas era uma viagem divertida, pois era sempre uma experiência diferente. Acredito que estas viagens foram essênciais para que nossa amizade se tornasse ainda mais forte. Conversávamos sobre vários assuntos, desde karate (claro) a games novos, mangás, coisas da escola.

Quando chegávamos na cidade de Sagara, sempre tínhamos tempo para passar na loja de esportes da "Kondosan" e vez ou outra comprar alguma coisa, passar em alguma loja de conveniência ou livraria para comprarmos algum mangá novo ou revista de Karate-do. O treino começava às 19h e terminava às 21h, mas para nós extendia-se até às 23h. Para muitos isto seria ruim, já que era no sábado, mas para nós era fantástico, pois era o dia de treinarmos com o Sensei Nagatani e com o Sensei Konomoto.

Estes dias de treinamentos para mim eram inesquecíveis, poder aprender os conceitos das técnicas em sua essência, já que o método que os Senseis sempre utilizavam era de mostrar sua aplicabilidade. Tanto Sensei Nagatani, quanto o Sensei Konomoto sempre frisavam para que eu entendesse o "Imi" ou seja o significado daquilo que eu estava fazendo. Não havia movimento que não fosse explicado, o que tornava o entendimento mais simples, aliás, simplicidade sempre foi sinônimo daquele Dojo.

Grandes lições, simples, de pessoas simples, de um lugar simples, mas de uma importância imensurável..... Shizuoka Goju-kan Honbu Dojo

0 comentários: