segunda-feira, 16 de maio de 2011

Treinar e aprimorar


Nosso treinamento sempre esteve voltado para o aprendizado do Karate-do, independentemente de estarmos competindo ou não. Passados os meses de competição, que precisávamos treinar alguns aspectos específicos das regras da competição, agora voltávamos ao nosso velho e bom treino diário tradicional. Nossos Senseis se empenhavam em ensinar as virtudes da arte que praticávamos, a humildade, simplicidade, respeito, perseverança, honra e o discernimento entre o certo e o errado. E um dos conceitos passados nestes treinos era o fato de que todos precisamos de motivação para chegar a algum lugar, mas o mais importante, era o aperfeiçoamento daquilo que já havia alcançado.
O treinamento do karate-do, se visto de forma quantitativa, com o tempo, inevitavelmente se tornará monótono. Mas, se visto da forma correta, que é a qualitativa, se perceberá que a cada fase, o mesmo treinamento deve ser aprimorado, sempre. Nunca abandonamos uma técnica, a mesma técnica aprendida no início do treinamento, quando ainda somos "faixas brancas" é treinada e devidamente aperfeiçoada com o passar do tempo, sempre buscando a perfeição.
O verdadeiro treinamento se faz para vencermos a nós mesmos, nossas fraquezas, nossas imperfeições. Uma delas é o fato de desistirmos e sempre dar uma desculpa para justificar esta fraqueza. Outra é se convencer de que o treinamento intenso do karate-do é feito apenas para os jovens que estejam em plena condição física e ter sempre a desculpa de que se já está ficando velho. Por isso, sigo os exemplos dos nossos Senseis que exemplificam de forma séria e conceituosa que o treinamento intenso do karate-do se faz até o nossá última respiração.
Ali naquele Dojo, o suor, seja de crianças, como o do Horácio e de muitas outras que estavam ali seriamente como verdadeiros guerreiros, de jovens, de adultos como eu ou de alunos mais velhos, mas sem distinção nenhuma, cada gota valia e tinha o seu devido valor.
O único pensamento era e acredito que sempre será é de "Treinar e aprimorar sempre....."

0 comentários: