Graças à Deus sempre tive amigos, não apenas colegas que encontramos de vez em quando, amigos mesmo. Dentro da família e também fora dela, pessoas realmente de valor passaram pela minha vida no período em que vivi no Japão. Destes amigos, tinha também os que não compartilhavam o nosso Dojo, eram os nossos amigos do Karaokê...rsrsrs. Isso mesmo, do karaokê, Kiyoshi, Akira, Fábio, Yukio e o Betinho (este se tornou também nosso amigo dentro do Dojo).
Outro amigo era também do karate, mas não do nosso Dojo. Era o Sensei Kodama Tetsuyoshi que era representante da Shidokan em Shizuoka. Fazíamos muitos intercâmbios e treinamos várias vezes juntos. Correr 10km em volta da fábrica da Honda ou subirmos as escadarias do Templo em Hamakita fazia parte dos nossos treinos físicos constantes.
Isso, acredito que foi muito bom para meu brother Horácio também, afinal de contas ele participava de todos os nossos treinamentos. Poder ver outras formas de treinamento, outros estilos, outras técnicas. Saber que todas elas possuíam suas particularidades e méritos, cada qual com seu objetivo. Não crescer com o pensamento que seu método é único, melhor ou mais eficaz. Existem sim, Senseis que ensinam seriamente, treinos sérios e alunos que levam o treino a sério.
O tempo passou, mas as coisas fortes resistem. A amizade com estes amigos continua. Sei que o Sensei Kodama executa um belíssimo trabalho social junto à comunidade em Hamamatsu e mentemos contato até hoje. E, claro, a amizade com meu irmão se tornou ainda mais forte e nos tornamos parceiros.
Foi uma grande fase de minha vida e acredito que os frutos de hoje são sementes plantadas lá naquela época, há quinze, vinte anos atrás.
Esta foto foi do dia em que fomos treinar no Templo em Hamakita e fizemos um treinamento físico intenso, subimos os degraus da enorme escadaria do Templo ao estilo "canguru" e terminamos o dia fazendo o teste dos mil mawashi-geris.
Foi realmente um grande dia.....
0 comentários:
Postar um comentário