Por incrível que pareça, mesmo estando prestes à relizar o exame para Shodan-Ho, eu não pensava muito à respeito. Na verdade, as coisas eram tão intensas no dia a dia que não era necessário pensar no que vinha adiante. Hoje, muitos anos depois, eu me pergunto se isso faz parte de quem eu sou ou se aprendi a ser assim no decorrer da minha vida.
Era tudo tão intenso, é tudo muito intenso. Era tão ocupado com o dia de hoje, treinando para ter o melhor da minha capacidade, para ser fiel à tudo aquilo que eu esperava, que o exame para Shodan-Ho tornava-se um detalhe.
Veja bem, não apenas um detalhe, mas um detalhe especial. Sentia que ser faixa preta era uma questão de fazer as coisas no presente, o que começava já quando estava na faixa marrom. Todo faixa marrom, há de se comportar como faixa preta se esta faixa for o seu próximo objetivo. Isso eu aprendi. Então, o dia de hoje era mais importante do que o dia do exame.
Sempre aprendi ali, dentro do Dojo, que o exame de faixa era feito no decorrer do tempo e que o "dia do exame" era apenas um dia que simbolizava o teste, o aprendizado daquele tempo vivido com treino e dedicação. Era o dia de tornar concreto, aquilo que já estava presente.
Penso que todo discípulo, confia muito mais nas palavras dos seus mestres do que nos próprios pensamentos.e no decorrer do caminho, aprendem a confiar nos próprios pés. À partir do momento em que o sensei me permitiu, me deu aquela oportunidade, então é a palavra de quem te guia dizendo que você é capaz. No meu caso, tive grandes exemplos, senseis ali (incluindo o meu irmão) dizendo que sim, então, não passei um dia se quer até o exame, pensando que não fosse capaz. Acreditava neles e aprendia a acreditar também.
Esse caminho é sobre acreditar. Quem duvida não luta, quem duvida morre na luta. Acreditamos no dia de amanhã, mas lutamos sempre no presente. Não era fáciil e o ser humano é sempre estúpido ao achar que alguém lhe disse que vai ser, quando nnguém nunca disse nada a respeito. É o que é, e nós lutamos por isso.
Ser antes de ter. O tempo voa para os que são. Amanhã então, já era o dia de ter.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Acreditando para acreditar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário