Uma das coisas interessantes do Japão é que o moderno convive com o tradicional de forma passiva e até em certas vezes curiosas. Lembrar que em um país onde a alta tecnologia eletrônica esteja tão presente nas vidas das pessoas, no Honbu Dojo Shizuoka Goju-kan, na cidade de Sagara, ainda havia telefone de discar. Lembrar do Honbu Dojo traz sensações únicas. O chão e as paredes de madeira antiga faziam o Dojo ter um cheiro peculiar e a energia acumulada naquele interior era intensa, fruto do suor de muitos alunos que se dedicaram a treinos pesados para manterem as tradições e honrarem aquele local sagrado. Seus nomes estavam todos nas plaquetas penduradas na parede, destinados aos Faixas Pretas, onde estava também o meu e se o meu irmão fosse aprovado no exame, teria o nome dele também ali.
Procurava não lembrar ao Horácio da importância de tal exame, apenas para não causar-lhe mais pressão, afinal de contas Exame para Shodan-Ho ali, por si só já era motivo de pressão e nervosismo. Mas ao mesmo tempo também não deixava transparecer o motivo de orgulho, talvez ele não tivesse ideia de tal feito, por ser um jovem de apenas 13 anos, mas já orgulhava toda a família Saito.
Aquele Dojo havia se tornado meu segundo lar, foi onde aprendi os primeiros movimentos de Karate-do Goju-ryu, onde pude corrigir várias técnicas que já haviam se tornado maus hábitos, onde pude dormir quando viajava de outra Província para treinar. Um lugar onde quando cheguei por não dominar o idioma, falava muitas vezes por gestos e hoje muita coisa não necessitava de palavras, podia-se entender com o sentimento. Onde aprendi que humildade e simplicidade não se explica apenas com palavras, mas o mais importante, pelo exemplo de suas atitudes. Um lugar onde eu realmente me sentia em casa, mesmo estando tão longe de minha terra natal.
Assim me preparava com expectativa para o Exame do meu irmão. Controlando a ansiedade e esperando que ele pudesse por em prática tudo que ele havia aprendido.
Ele era um Saito, tinha que se superar......
0 comentários:
Postar um comentário