quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Lei da Intensidade

Depois daquele ano, o conceito de treinar nunca mais seria o mesmo. Naquele ano, acompanhando mais do que nunca o meu irmão para cima e para baixo em outros três Dojos de Karate, o que já era puxado, se tornou de vez muito mais intenso do que eu podia imaginar.

A semana tem 168 horas. E intensidade nesse caso quer dizer, quanto tempo você gasta fazendo de fato alguma coisa que faz sentido nesse espaço de tempo. Nessa época, na verdade o que mudou foram os locais de treino e a vestimenta. Antes do meu irmão ser promovido para Nidan e assumir a responsabilidade de ajudar outros senseis em outros Dojos, nós cobríamos os dias sem treino de Karate-Do no Dojo, com treinos físicos de Karate-Do fora dele. Agora eram sete dias da semana, sete dias de Karate-Gi.

A intensidade do meu treino sempre foi muito vigiada de perto pelo meu irmão, sempre fui colocado diante de números, situações e adversários difíceis, que sempre, sem excessão ou folga tinham algo que ia além do que eu possuia no momento. A tendência então, foi isso tudo piorar. E foi de fato o que aconteceu.

Agora quase não havia mais tempo para digerir as derrotas nos treinos, os fracassos nos exercícios ou as broncas frequentemente recebidas, ser intenso significa entre tantas coisas "ter uma digestão rápida".

A verdade das coisas caminha lado a lado com a intensidade. Não existe maneira de ser bom em algo se não investir na intensidade. Há de se ter uma prática intensa e neste caso nem estou citando o número de horas gastas ou o número de repetições necessárias pois isso tudo é muito subjetivo e pode mudar de acordo com a situação vivida por cada um. Claro que para mim naquela época, significava sim horas de prática e número de repetições, mas na vida adulta, nos sonhos adultos, mais do que tudo isso é necessário ter uma visão intensa sobre os objetivos, ser sempre sincero ao extremo com aquilo que você faz. Ser o melhor e mais um pouco, naquilo que você se dispôs à fazer. Falhas não são aceitas, são digeridas como lições e amanhã é um outro dia, com uma nova verdade em jogo, no mesmo além do limite, além da intensidade.

Niguém aprende isso nos livros, nas conversas e muito menos nestas palavras ditas aqui. A lei da intensidade é a lei da prática.

Não há justificativas para o não ser intenso e se há, então não há sinceridade na sua escolha. A intensidade é a mais pura sinceridade.

0 comentários: