Com os treinos aos sábados à noite no Honbu Dojo de Shizuoka e com os outros três Dojos para ajudar a ministrar aulas, confesso que o ritmo ficou muito mais intenso e claro, mais cansativo. Eu estava com 23 anos e como qualquer ser humano, às vezes eu sentia preguiça e por muitas vezes queria ficar um pouco mais dormindo. Motivos não faltavam para que eu não fosse ao treino no Honbu ou ligasse para os Senseis dos outros Dojos dizendo que tinha feito horas extras no serviço na noite anterior (o que era verdade) e que por causa do cansaço não poderia ir. Afinal de contas, eu estava ali para ajudar, não cabia à mim a responsabilidade do Dojo, certo? Errado! Cabia à mim honrar a minha palavra, honrar a oportunidade e a confiança que estavam me dando. Então, precisava superar estes "pequenos" obstáculos, transformar um dia de 24h em 30h ou mais, esquecer que sentia cansaço, dor, preguiça ou qualquer outra coisa que pudesse se transformar em "motivo" ou "desculpa".
Esta época foi essencial para que pudesse entender as diferenças entre "estar no treino" ou "não estar no treino", entender a diferença entre Sensei e aluno, já que o aluno quando falta tem um motivo e acha que sua não presença não afetará diretamente o desenvolvimento da aula, já o Sensei sabe que não existe motivos para não ir e sabe que sua presença ali é de suma importância. Na verdade o bom treino seria se todos pensassem igual, já que o que difere o Sensei do aluno, são os anos de treino, nada mais, as atitudes na verdade deveriam ser as mesmas.
Nesta época também, se intensificava mesmo sem saber, uma grande parceria que no futuro traria grandes frutos. A parceria com o Horácio, já que ele me acompanhava em todos os treinos e aulas. Nas aulas nos Dojos de Hamamatsu e Hamakita além dos Senseis terem me dado total liberdade para ensinar e corrigir os alunos, era muito legal ter o meu irmão como exemplo para as demais crianças e jovens. Ele já havia conquistado alguns títulos importantes e por isso os alunos se espelhavam bastante nele.
Foi uma época de muito aprendizado e de conquistas, mas acima de tudo, uma época de unir o sangue, amizade e família.....
0 comentários:
Postar um comentário