segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Caminho que nos une

Estar todos os dias juntos, pode ser para muitos, motivo para conflitos, discussões e desentendimentos. Mas, para mim era uma coisa especial. Por se tratar da minha família, sabia o quanto era ruim ficar longe deles, por ter tido como experiência dois anos sozinho no Japão. No caso do meu irmão caçula, além deste fato, tinha agora também a responsabilidade de mostrar a ele o Caminho certo, correto e justo do Karate-do Goju-ryu que estávamos trilhando. Nos dias em que tínhamos que ir ao Dojo de Hamakita, íamos sempre conversando sobre vários assuntos no táxi, depois no trem e depois andando, até chegar no Dojo. Sempre penso na sabedoria das atitudes do meu Mestre, mesmo que na verdade não sabia os verdadeiros porquês, vindo a entendê-los muito tempo depois.

Poder conversar com o Horácio praticamente em tempo integral, nos fez unir ainda mais, não apenas como irmãos, mas como parceiros de treino, o ato de aprender e ensinar era constante e por muitas vezes, não se sabia ao certo quem estava assumindo qual papel. O ato de ensinar requer muita humildade para que sua opinião não se torne única e que não se convença de que se sabe tudo, para não perder a oportunidade de aprender sempre e com qualquer pessoa.

Nosso Caminho se tornou um só, mesmo sendo trilhado por duas pessoas. O Caminho do Karate-do, o Caminho da família, o Caminho dos irmãos de sangue e da amizade.

Várias foram as ocasiões em que a dor e o sacrifício, forçaram uma lágrima a escorrer pelo rosto marcado. Mas com certeza, também foram várias as ocasiões onde o sorriso era a demonstração de uma meta alcançada, de um obstáculo transposto ou um sentimento real de felicidade.

Nenhum Caminho pode ser completo, se não houver como objetivo final a busca pela Felicidade e pelo aperfeiçoamento do ser humano como um todo. Sendo assim, nada seria de utilidade se não fosse um Caminho para ser percorrido por mais pessoas e não por uma única somente.

Este é o nosso Caminho.....

SAITO KYODAI

0 comentários: